sábado, 7 de janeiro de 2012

S.O.S. Bitolinha

"São 12 km de passeio por uma diversidade ecológica grandiosa e paisagens que preservam a arquitetura do século XIX. A antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM), inaugurada em 1881 por D. Pedro II, abre caminho entre o cerrado e a Mata Atlântica para levar o turista a um passeio pelas serras do complexo da Mantiqueira. A maria-fumaça que liga São João del Rey a Tiradentes é uma verdadeira raridade, sendo uma das poucas locomotivas a vapor no mundo que ainda rodam em bitola de 76 cm." É assim que o site da FCA recepciona os turistas da Estrada de Ferro Oeste de Minas, com 20 locomotivas, sendo 19 a vapor e uma elétrica, diversos carros e vagões que pertenceram a ferrovia. Lá o turista viaja em carros antigos, de madeira, puxados por antigas locomotivas a vapor. Tudo muito bonito.
A realidade é outra, bem diferente. As 20 locomotivas estão assim distribuídas: 4 em bitola métrica, 3 a vapor e uma elétrica, estão na rotunda em exposição; outras 7, da bitolinha, também estão na rotunda; 1 está no museu; 2 estão em exposição na estação; 2 estão em operação e 3 estão sucateadas de modo vergonhoso nas oficinas.
I - Locomotivas 22, 42 e 58
Para começar, o MAIOR ABSURDO da bitolinha: a locomotiva 58 está desde os anos 90 DESMONTADA NA OFICINA PARA OFERECER PEÇAS PARA AS OUTRAS. Ela está sem, aproximadamente, 40% de suas peças. Até bem pouco tempo, era a única locomotiva nesse estado. Era, pois as 22 e 42, que estavam operando, pararam para uma "reforma" e acabaram ficando. Estão sem a maioria das peças, no tempo, praticamente igual a 58. Se continuarem nesse ritmo, em breve elas não existirão mais.
"There are 12 km ride for a great ecological diversity and landscapes that preserve the architecture of the nineteenth century. The old Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM) was established in 1881 by Dom Pedro II, opens the way between the Cerrado and Atlantic Forest to take tourists on a tour through the mountains of the complex Mantiqueira. thesteam train that links St John del Rey Tiradentes is a rarity, being one of the few steam locomotives in the world still run on 76 cm gauge.This is how the FCA site greets tourists from Oeste de Minas Railroad, with 20 locomotives, 19 steam and 1 electric, and several cars that belonged to the railroad. There you will travel in old cars, wood, pulled by oldsteam locomotives. All well and good.
The reality is quite another. The 20 locomotives are distributed as follows: 4 in metric gauge, 3 steam and 1 electric, are on display at the roundhouse, other 7, the bitolinha, are also on the roundhouse is in a museum, two are on display at the station, 3 are in operation and 2 are scrapped so shameful in the workshops.
I - Locomotives 22, 42 and 58
For starters, the most absurd of bitolinha: the locomotive 58 is since the 1990 dismantled in WORKSHOP TO PROVIDE FOR OTHER PARTS. She is out of approximately 40% of their parts. Until recently, it was the only locomotive in this state. It was because the 22 and 42 were operating, stopped for a "reform" and ended up stayingAre not most of the parts in time, roughly equal to 58. If they continue at this pace, soon they will no longer exist.
II - Locomotivas 41 e 68
São as que ainda operam no trem turístico, principalmente a 41. O problema é o trabalho exaustivo das locomotivas, que junto com a PÉSSIMA MANUTENÇÃO contribuem para problemas mecânicos. A 41 está em primeiro na lista para ficar como as locomotivas do item I, sem condições de rodar. A situação é tão grave que em 2007 TODAS AS LOCOMOTIVAS QUEBRARAM e colocaram a 62, que estava na rotunda e não rodava a 30 anos, para puxar o trem. Quando as locomotivas foram concertadas, ela voltou a ficar parada na rotunda. Se a locomotiva tem condições de rodar, porque não roda?
III - Locomotivas 21, 37, 38, 40, 43, 55, 60, 62 e 69
São as que não rodam mais, sendo que a 21 e a 60 ficam na plataforma da estação e o restante na rotunda. A maioria delas, principalmente a 43, FORNECEM PEÇAS PARA AS QUE AINDA RODAM. Outras ainda estão inteiras e podem funcionar e revezar o trem turístico, como a 62, que quando a coisa apertou ela é que foi chamada. Logo alguma dessas locomotivas sairão da rotunda e irão fazer companhia as 22, 42 e 58, pois os turistas vão começar a perceber que faltam "algumas coisas".
IV - Carro de Socorro RB-15
O carro que antes prestava socorro AGORA PEDE SOCORRO. Não preciso dizer mais nada, veja as fotos:
II - Locomotives 41 and 68
Are still operating in the tourist train, especially at 41. The problem is the extensive work of locomotives, which along with BAD MAINTENANCE contribute to mechanical problems.The 41 is first on the list to look like the engines of the item I, unable to run. The situation is so serious that in 2007 ALL LOCOMOTIVES BREAK is placed at 62, who was at the roundhouse and did not run to 30 years to pull the train. When the locomotives were agreed, she returned to stand still at the roundhouse. If the locomotive is able to run, why not run?
III - Locomotives 21, 37, 38, 40, 43, 55, 60, 62 and 69
Are not run longer, and the 21 and 60 are on the station platform and the rest at the roundhouse. Most of them, especially the 43 PROVIDE FOR PARTS still running. Others are still intact and can function and turns the tourist train, such as 62, when she pressed the thing is that it was called. Soon some of these locomotives leave the roundhouse and the company will make 22, 42 and 58, because tourists will begin to realize that missing "something".
IV - Relief Car RB-15
The car before giving rescue ASKS HELP NOW. I need not say more, see the pictures:
RB-15 em 1982.
RB-15 atualmente.
V - Rotunda, Estação e outros prédios
Os locais que deveriam abrigar as locomotivas e os vagões estão colocando-os em sério risco. A rotunda foi reconstruída nos anos 80, e de lá para cá nunca houve uma reforma mais séria, o que a coloca em RISCO DE DESABAMENTO. Mas não só a rotunda, como praticamente A MAIORIA DOS PRÉDIOS precisam de uma reforma urgente, como é o caso do museu, que está com muitas infiltrações, prejudicando a locomotiva 1 (a mais antiga), o carro A-3 e outras peças históricas. A funilaria está parada, quando se precisa de seu serviço a FCA leva a peça para outra empresa, como foi o caso do tênder da locomotiva 42, que teve que ser DESMONTADO E LEVADO DE CAMINHÃO PARA REFORMA. 
VI - Os carros de passageiros
Aqueles que transportam os turistas, junto com a maioria das coisas em São João Del Rey ESTÃO EM ESTADO PREOCUPANTE. Com péssima manutenção, parte mecânica ruim, muitos SEM FREIOS, precisando urgentemente de uma restauração.
VII - A linha
Uma das partes que exije mais cuidado com certeza é a linha. Atualmente, ela está com DORMENTES PODRES, trilhos gastos, lama, pedras, etc, o que pode causar um GRAVE ACIDENTE.
V - Roundhouse, station and other buildings
Sites that would house the locomotives and wagons are putting them at serious risk. The rotunda was rebuilt in 1980, and since then there has never been a more serious reform, which puts her in danger of collapse. But not only the roundhouse, just as most of the buildings need urgent reform, such as the museum, which is with many leaks, damaging the engine 1 (the oldest), the car A-3 and other historical items . The bodywork is still, when you need her service to FCA takes the piece to another company, as was the case the tender of the locomotive 42, which had to be dismantled and taken TRUCK FOR REFORM.
VI - Passenger cars
Those carrying tourists, along with most things in São João Del Rey is in a state concern. With poor maintenance, bad mechanics, many with no brakes, an urgent need of restoration.
VII - The Line
A party that demands more care is surely the line. Currently, she is ROTTEN SLEEPERStrack spending, mud, rocks, etc., which can cause a serious accident.
Sim, ai tem uma linha e sim, passa trem.
Isso só como exemplo, tem muito mais. E para piorar a situação, o blog Almanaque da Oeste, que era um dos que mais denunciava o descaso com a EFOM, foi excluído há alguns dias. Deixe seu comentário, faça seu protesto!
This just as an example, has more. And to make matters worse, the blog Almanaque da Oeste, which was one of the most denounced the neglect of EFOM was deleted a few days ago. Review, make your protest!
Fotos retiradas do Google Imagens.

2 comentários:

  1. o almanaque da oeste sofreu ataque de hackers e teve seu conteúdo mudado. Daí a necessidade de exclusão.

    ResponderExcluir
  2. É, imaginei que fosse algo do tipo. Vamos torcer para que ele volte. Obrigado.

    ResponderExcluir