quinta-feira, 21 de julho de 2011

O Viaduto da Grota Funda

 
A 16 de fevereiro de 1867 era entregue ao tráfego a Estrada de Ferro de Santos-Jundiaí, obra que exigiu notáveis trabalhos de engenharia no trecho de serra e que causou uma verdadeira revolução na economia e nos costumes paulistas. Com a ferrovia, a Estrada do Vergueiro conheceu progressivo abandono. O aterro na baixada entre o Rio Cubatão e Santos foi cedido à estrada de ferro. Dessa forma, a estrada ficou quase inutilizada. O caminho até o alto da serra era quase reto, interrompido por um vale aparentemente intransponível. Nesse vale foi construído o Viaduto da Grota Funda, com quase 300 metros de comprimento, veio desmontado da bélgica e levado serra acima pelos trens da própria ferrovia.
O Viaduto seguiu operando de 1867 até 1971, quando o trecho de serra da ferrovia passou por grandes obras que transformaram a ferrovia de funicular para cremalheira, para permitir trens mais pesados no Porto de Santos.
A esquerda, a construção do novo viaduto
O novo viaduto já operando e o antigo já desativado.
Porém, as fortes chuvas levaram a centenária estrutura abaixo. Hoje, só resta seu começo e suas peças continuam no fundo do vale.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Atenção: Parte da Estação do Valongo Ameaçada de Demolição

Créditos: Alberto Marques
Hoje, foi lançada aqui em Santos as obras da nova sede da Petrobrás no Valongo. O GRANDE PROBLEMA é que, para se construir as 3 torres, terá que se demolir o que restou do pátio do Valongo e, pelo o que o desenho mostra, o armazém e as plataformas. Da primeira estação do estado de São Paulo só restaria o prédio principal. Não podemos deixar isto acontecer! Proteste!
Today, Santos was released here in the works of the new headquarters of Petrobras in Valongo. The big problem is that to build the three towers will have to demolish what is left of the courtyard of Valongo and at what the drawing shows, warehouse and platforms. The first station of the state of São Paulo all we have left the main building.We can not let this happen! Protest!

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Bonde "Santista"



O bonde ''camarão'' decorado com imagens do Santos FC e de seus três títulos da Libertadores da América está exposto na Praça Mauá desde o manhã desta sexta-feira. A parte externa do veículo retrata uma baleia, símbolo do clube. O interior do bonde é ornamentado com fotos históricas do Santos, principalmente com relação às três conquistas continentais em 1962, 1963 e 2011.
The tram decorated with pictures of Santos FC and his three titles Libertadores of America hangs in the Praca Maua since Friday morning. The exterior of the vehicle depicts a whale, a symbol of the club. The interior of the tram is decorated with historic photos of the Santos, especially with regard to the three continental conquest in 1962, 1963 and 2011.