quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Locomotivas da EFPP Parte III - Locomotivas do Tramway da Cantareira

A locomotiva no. 2 foi adquirida por volta de 1925 do Tramway da Cantareira, juntamente com outra, muito mais conhecida: a segunda locomotiva no. 1, antiga no. 6 da Cantareira, que é uma 0-6-2ST, nomeada na EFPP como “Dr. Sylvio de Campos” e que durante toda a sua carreira na ferrovia foi encarregada de tracionar o trem “M” (de mixto). Essas duas máquinas foram adquiridas para substituir as locomotivas 1 e 2 originais, que não se adaptaram ao traçado da via.
O mais provável é que esta locomotiva se tratasse de uma 2-6-2ST que pertenceu à E. F. Votorantim, e que foi vendida em 1921 à Cantareira. De fato as datas “fecham”, pois a venda das duas locomotivas do TC à EFPP foi efetuada em 1925. Na lista das locomotivas da Cantareira, ela consta como sendo do ano de 1906, nº. de série 29.820, adquirida em 1921 e operando naquela ferrovia com o número 12. Porém, parece ter operado no TC só de 1921 a 1925, quando foi vendida à EFPP. 
Não se sabe exatamente a data em que a locomotiva no. 2 foi retirada de serviço, nem o motivo. O certo é que já nos começos da década de 1970 ela se achava desmontada e seus restos abandonados. Na década de 1980, a família do sr. Florindo solicitou e, mui justamente, retirou e levou a placa da lateral da cabine, com o nome “Florindo Beneducce”. Já a no. 1 "Sylvio de Campos" se encontra no trecho recuperado da EFPP, aguardando restauração, em bom estado. Antes de ser transferida para lá estava encostada desde 1972 perto do depósito de locomotivas de Cajamar.
A locomotiva no. 17 foi fabricada em 1911 pela Baldwin Locomotive Works na Filadélfia-EUA e tem rodagem 2-4-0. Antes de ir para EFPP, trabalhou no Tramway da Cantareira (No 7) e na Usina Monte Alegre (No 4). Operou até o fechamento da ferrovia, em 1983.
The locomotive no. 2 was acquired around 1925 the Tramway Cantareira, along with other, much more familiar: in the second locomotive. 1, in the former. 6 Cantareira, which is an 0-6-2ST, named in EFPP as "Dr. Sylvio de Campos", and that throughout his career in the railroad was responsible for pulling the train" M "(for mixed). These two machines were purchased to replace the original engines 1 and 2, which is not adapted to the route of the road. 
More likely is that this locomotive it were a 2-6-2ST that belonged to E. F. Votorantim, and was sold in 1921 to Cantareira. In fact the dates "close" because the sale of two locomotives of the EFPP CT was performed in 1925. In the list of locomotives Cantareira, it appears as the year 1906, no. serial 29820, acquired in 1921 and operating railroad that with the number 12. However, the TC seems to have operated only from 1921 to 1925, when it was sold to EFPP. No one knows the exact date on which the locomotive. 2 was withdrawn from service, or why. What is certain is that already at the beginning of the 1970s it dismantled and found their remains abandoned. In the 1980s, the family of Mr.. Florindo requested, and justly, and went and took the plate from the side of the cabin, with the name "Florida Beneducce." Already on. 1 "Sylvio de Campos" is recovered from the stretch EFPP, awaiting restoration in good condition. Before being transferred there in 1972 was leaning close to the tank locomotives Cajamar. The locomotive no. 17 was manufactured in 1911 by Baldwin Locomotive Works in Philadelphia, USA and is running 2-4-0. Before going to EFPP worked at Tramway Cantareira (No 7) and Usina Monte Alegre (No. 4). Operated until the closure of the railway in 1983.

Características da Locomotiva 1:
Ano: 1896
Fabricante: Baldwin
Número de Fabricação: 14663
Rodagem: 0 - 6 - 2 ST
Numeração: 1

Características da Locomotiva 2:
Ano: 1906
Fabricante: Desconhecido
Número de Fabricação: 29920
Rodagem: 2 - 6 - 0 ST
Numeração: 2


Características da Locomotiva 17:
Ano: 1911
Fabricante: Baldwin
Número de Fabricação: 37399
Rodagem: 2 - 4 - 0
Numeração: 17 

A no. 1 "Sylvio de Campos" encontra-se no trecho restaurado da ferrovia.
A no. 2 "Florindo Beneducce" encontra-se desmontada na fila da morte em Cajamar.
A locomotiva no. 17 está aguardando restauração no trecho restaurado da EFPP.


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