Locomotivas Comuns
A classificação Whyte é muito simples: é só você ver a locomotiva de lado e identificar os conjuntos de rodas:
- Rodas-Guia - Ficam na frente da locomotiva e servem para auxiliá-la nas curvas, e para distribuição de peso.
- Rodas Motrizes - São as rodas que movimentam a locomotiva. Geralmente são maiores que as outras.
- Rodas de Apoio - Ficam na parte de trás da locomotiva e servem para distribuir o peso.
Depois, é só ver quantas rodas de cada tipo tem e separá-las por traços.
Último passo: acrescentar letras:
- T - Se a locomotiva possuir tênder (Tank).
- ST - Se a locomotiva possuir tanque-sela (Saddle Tank), um tênder acoplado na locomotiva.
- WT - Se a locomotiva for tanque (Water Tank).
- R - Se a locomotiva for de cremalheira (Rack).
- LB - Se for um loco-breque (Loco Break).
Exemplo:
Esta locomotiva é uma 2-6-0WT porque:
- Possui 2 rodas-guia (2);
- Possui 6 rodas motrizes (6);
- Não possui nenhuma roda de apoio (0);
- É do tipo tanque (WT).
Locomotivas Articuladas Simples
Mesma regra das locomotivas simples, só que duplicando as rodas motrizes.
Exemplo:
Esta locomotiva é uma 2-6-6-2, porque possui:
- 2 rodas guia;
- 6 rodas motrizes (1º conjunto);
- 6 rodas motrizes (2º conjunto);
- 2 rodas de apoio.
Locomotivas Articuladas Conjuntas (Tipo Garrat):
Mesma regra das locomotivas simples, só que invertendo a ordem, separando as invertidas das outras por um sinal de mais, assim:
4-6-2+2-6-4
Exemplo:
Esta locomotiva é uma 4-6-0+0-6-4, porque:
- Possui 4 rodas guia (1º conjunto);
- Possui 6 rodas motrizes (1º conjunto);
- Não possui rodas de apoio;
- Possui 6 rodas motrizes (2º conjunto);
- Possui 4 rodas guia (2º conjunto).
Fotos do Google Imagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário