As oficinas de Campinas da Companhia Mogiana foi construída provavelmente no início do século XX. Foi a primeira da linha da CM. Possuia uma rotunda de 180° graus, oficina de locomotivas, déposito de carros de passageiros, depósito de lenha para locomotivas a vapor e fábrica de locomotivas, carros e vagões. Com a desativação das linhas da Sorocabana e Mogiana em Campinas nos anos 80 pela FEPASA, foi perdendo importância. Hoje, uma pequena parte é usada como oficina da ALL, enquanto o resto (incluindo a rotunda) está abandonado.
The Mogiana company's workshops in Campinas was probably built in the early twentieth century. It was the first line of the CM. He owned a roundabout 180 degrees, workshop of locomotives, passenger cars deposit, deposit of wood for steam locomotives and locomotive, cars and wagons plant. With the deactivation of the lines Mogiana and Sorocabana in Campinas in 1980, was losing importance. Today, a small part is used as a workshop of ALL, while the rest (including the roundabout) is abandoned.
Depósito de lenha para locomotivas a vapor.
Oficina e fábrica de locomotivas.
Depósito para carros de passageiros. Essa locomotiva, nº 806, foi construída nas oficinas de Campinas.
Rotunda, no início dos anos 30. Compare com a foto atual:
Desenho que fiz mostrando as oficinas sem os trilhos. Os dois prédios em cima eram da Companhia Paulista, sendo o da esquerda uma oficina e o da direita um armazém.
Todas as fotos tiradas do site www.cmef.com.br e www.google.com.br (rotunda atualmente).
Nenhum comentário:
Postar um comentário