quarta-feira, 14 de março de 2012

São Lourenço Parte I



Neste fim de semana estive em São Lourenço, onde a ABPF - Sul de Minas mantém um passeio de trem até a cidade de Soledade de Minas, chamado Trem das Águas. Atualmente o trem é operado pelas locomotivas 327, ex-Leopoldina de 1928, e 1424, ex-Central de 1927, além da Alemã, pequena locomotiva que faz os serviços de manobras, ex-CBA. Os carros de passageiros são em número de 8, sendo 6 de madeira, ex-Central, construídos no Horto Florestal em 1956, e 2 de aço carbono, ex-RFFSA. Além destes, há diversos outros veículos lá, a grande parte aguardando restauração:
This weekend I was in São Lourenço, where ABPF - Sul de Minas has a train ride to the city of Soledade de  Minas, called the Waters Train. Currently the train is operated by locomotives 327, ex-Leopoldina, 1928, and 1424, ex-Central, 1927, in addition to German, little engine that makes the services of maneuvers, former CBA. The passenger cars are in number eight, and six of wood, ex-Central, built in 1956 in Horto, and two carbon steel, a former RFFSA. Besides these, there are several other vehicles there, the most awaiting restoration: 

Locomotivas


1
Fabricação: Desconhecido
Ano: Desconhecido
Rodagem: B
Curiosidades: Operou na CBA, e foi doada para a ABPF. Faz serviços de manobras.
Operated in the CBA, and was donated to the ABPF. It switching services. 

8
Fabricação: Krauss
Ano: 1892
Rodagem: 0 - 4 - 0 WT
Curiosidades: Operou na Cia. Docas de Santos. Fazia parte de uma frota de 19 locomotivas, utilizadas para transportar pedras da Pedreira do Jabaquara para as obras do Porto de Santos. Posteriormente, algumas delas foram trabalhar na construção da CSN em Volta Redonda e outras, incluindo esta, foram para a Ferrovia de Itatinga. Operou até os anos 1980, quando foi leiloada e arrematada pela ABPF.
Operated in the Santos Docks Company. It was part of a fleet of 19 locomotives, used to carry stones from the Jabaquara quarry works for the Port of Santos. Later, some of themwere working in the construction of the CSN in Volta Redonda and others, including this one, went to the Itatinga Railroad. It operated until the 1980s when it was auctioned and fetched by ABPF. 



327
Fabricação: Beyer Peacock
Ano: 1928
Rodagem: 4 - 6 - 2
Curiosidades: Fazia parte de um lote de 8 locomotivas, numeradas de 327 a 333, adquiridas pela E.F. Leopoldina. Inicialmente trabalhou em trens noturnos entre o Rio de Janeiro e Cacheiro do Itapemirim, Campos e Vitória, depois transferida para a rede mineira, nos trens entre Petrópolis, Ponte Nova e Carangola. Com a desativação das locomotivas a vapor, passou a fazer serviços secundários e trens especiais. Em 1986 foi transferida para Ouro Preto para operar um trem turístico, que durou pouco tempo. Então, em nova tentativa de trem turístico, foi para Miguel Pereira, mas também não deu certo, até finalmente ser cedida à ABPF - Rio de Janeiro, onde inicialmente operou em Guapimirim. Por falta de recursos, foi transferida para a ABPF - Sul de Minas, onde foi restaurada e operou o Trem da Serra. Com sua desativação, finalmente passou a operar no Trem das Águas.
It was part of a batch of eight locomotives, numbered 327-333, acquired by Leopoldina railway. Initially he worked on night trains between Rio de Janeiro and the Cacheiro do Itapemirim, Campos and Vitoria, then transferred to the Minas section, trains between Petrópolis, Ponte Nova and Carangola. With the deactivation of steam locomotivesbecame secondary services and special trains. In 1986 he was transferred to Ouro Pretoto operate a tourist train, which was short-lived. Then, in another attempt to tourist train,went to Miguel Pereira, but also failed, until finally being sold to ABPF - Rio de Janeiro,where he initially worked in Guapimirim. For lack of resources, was transferred to ABPF- Sul of Minas, where it was restored and operated the train the Sierra. With its deactivation finally started to operate in the Waters Train. 

1424

Fabricação: Baldwin
Ano: 1927
Rodagem: 2 - 8 - 2
Curiosidades: Operou nas linhas de bitola métrica da EFCB, até que ficou encostada em Porto Novo, sendo depois transferida para Ouro Preto, onde juntamente com a 327 e a 1170 (hoje com a ABPF - Campinas), operou o trem turístico até Mariana. Depois de um ano, o trem foi desativado e ela voltou para Porto Novo. Em nova tentativa de trem turístico, foi para Miguel Pereira. Após o fechamento desse trem, foi cedida à ABPF - Rio de Janeiro e guardada em Guapimirim. Depois foi transferida para a ABPF - Sul de Minas onde ficou encostada. Por fim, em 2010 foi restaurada e hoje opera o Trem das Águas.
Operated on meter gauge lines of EFCB until he was leaning against Porto Novo, and then transferred to Ouro Preto, which together with the 327 and 1170 (now with ABPF -Campinas), operated the tourist train to Mariana. After a year, the train was disabled and she returned to Porto Novo. In another attempt to tourist train, went to Miguel Pereira.After the closing of that train, was ceded to ABPF - Rio de Janeiro and stored in Guapimirim. Then it was transferred to ABPF - Sul de Minas which was ajar. Finally, in 2010 was restored and now operates from the Waters Train. 


Automotrizes


Bandeirante



Fabricação: ?
Ano: ?
Rodagem: B - 2
Curiosidades: Operou na EF Bragantina na época da SPR, e em 1968 foi transferida para a EF São Paulo - Minas. Se encontra em bom estado, com exeção da cabine e compartimento do motor, que não existem mais (o motor existe, mas não parece estar inteiro).
Operated on at the SPR period of Bragantina railway, and in 1968 was transferred to Sao Paulo - Minas railway. Is in good condition, with exepting cabin and engine compartment, which no longer exist (the engine exists, but there seems to be integer). 


Continua na próxima semana...


Extra:
Hoje faz 11 anos que o último trem de passageiros correu no Estado de São Paulo. Esperamos que eles voltem em breve, com os planos dos trens regionais que serão operados pela CPTM.

Um comentário:

  1. A maquininha vermelha de manobras é uma Orestein & Koppel, provavelmente fabricada nos anos 1940-1950.

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