terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Fepasa - Ferrovias Paulistas S.A. Parte II - Segunda Fase

A Segunda Fase da Fepasa, conhecida por sua pintura vermelha e branca, ou pintura "Coca-Cola", é a sua mais famosa época. Porém, as coisas já não eram como antes: linhas foram fechadas, locomotivas sucateadas, resquícios das ferrovias formadoras foram apagados. Porém houve algumas melhorias, como a inauguração de muitas variantes, Corredor de Exportação e modernização dos trem de subúrbio em São Paulo.
The Second Phase of Fepasa, known for its red and white paint, or paint "Coca-Cola" ishis most famous season. However, things were no longer as before: lines were closed,scrapped locomotives, railway forming traces have been erased. But there were some improvements, such as the inauguration of many variants, export corridor and modernization of the suburban train in Sao Paulo.

Segunda Fase (1978-1987)


A partir do início dos Anos 80, as locomotivas passaram a serem pintadas na nova identidade visual, vermelho com faixas brancas, conhecida também como pintura "Coca-Cola". Porém, os carros de passageiros continuaram na Fase I, azul e branco, e os trens de subúrbio prata com uma faixa vermelha.
Nessa época, os últimos resquícios das formadoras foram apagados. Locomotivas, principalmente as mais antigas ou que já apresentavam algum problema mecânico, foram sucateadas. Os carros de passageiros Série 300 da ex-Sorocabana, fabricados em Sorocaba nos anos 30, foram retirados de circulação. Alguns foram transformados em trens de socorro, poucos restaram. Um carro restaurante que depois serviu como SOS em Campinas está agora com a ABPF.
Com a modernização dos subúrbios iniciada na Fase I, os trens Carmen Miranda (Pullmann Standard, 1930) e Toshiba (Toshiba, 1957) foram desativados. Um "Carmen Miranda" foi transformado em trem de socorro, estando abandonado hoje em Iperó. Os Toshiba, a maior parte, passaram por uma grande reforma nas Oficinas de Rio Claro, ganhando nova frente, e ficaram conhecidos como "Rio Claro". Passaram a operar nos trechos do subúrbio onde os novos trens série 5000 e 9000 não podiam operar, entre Itapevi e Mairinque, e no trecho final do Ramal de Jurubatuba os Linha Sul até Varginha.
From the early 80's, the engines began to be painted in the new visual identity, red with white stripes, also known as paint "Coca-Cola." However, passenger cars continued in Phase I, blue and white and suburban trains silver with red stripe.
At that time, the last remnants of the trainers have been deleted. Locomotives, especially older or who have had some mechanical problem, were scrapped. The Series 300 passenger cars from the former Sorocabana, manufactured in thirties, were removed of circulation. Some trains were turned into relief, few remained. A restaurant car which then served as SOS in Campinas is now with the ABPF.
With the modernization of the suburbs began in Phase I, the trains Carmen Miranda (Pullman Standard, 1930) and Toshiba (Toshiba, 1957) have been disabled. A "CarmenMiranda" was transformed into a relief train, being abandoned today Iperó. The Toshiba, most have undergone a major overhaul workshops in Rio Claro, gaining new front, and became known as "Rio Claro". Began operating in parts of the suburb where the new 5000 and 9000 series trains could not operate between Itapevi and Mairinque, and the final stretch of the South Line to the Varginha.
Trem "Rio Claro".
No final dos anos 70, 60% do transporte de carga da Fepasa era na linha Santos-Mairinque-Campinas-Ribeirão Preto-Araguari, das antigas Linha Tronco da Mogiana, Ramal de Campinas e Linha Mairinque-Santos da Sorocabana. Essas linhas eram muito antigas, sendo do final do século XIX e início do século XX, apresentando muitas curvas (algumas bem fechadas) e grande inclinação. Apenas com exceção dos trechos Lagoa Branca - Tambaú, Tambaú - Bento Quirino e Bento Quirino - Ribeirão Preto, que já haviam sido retificados pela Mogiana em 1959, 1971 e 1965, respectivamente.
Então, em 1972 foi iniciada as obras para a nova linha, sendo moderna mesmo para os dias de hoje, com raio mínimo nas curvas de 900 metros e inclinação de apenas 1%. O trecho Santos - Boa Vista (Campinas) seria em bitola mista, e o resto em bitola métrica, e seria todo eletrificado. O projeto incluia 26 subestações elétricas e 80 novas locomotivas elétricas, sendo 70 para bitola métrica e 10 para larga. 
Em 1973 foram concluídas as obras da Variante Boa Vista - Guedes e em 1979, as Variantes Guedes - Mato Seco, Boa Vista - Guaianã e Entroncamento - Amoroso Costa, além de melhorias na Linha do Catalão (Uberaba - Araguari) e na Mairinque - Santos. Ainda em 1979 chegaram as duas primeiras locomotivas elétricas, fabricadas pela Alsthom na França, e logo ficaram conhecidas com "Francesas". As outras 68 seriam montadas no Brasil pela EMAQ.
Por uma série de problemas, como por exemplo a falência da EMAQ, nenhuma das 68 locomotivas, que vieram desmontadas da França, chegou a ser montada, assim como toda a eletrificação, com exceção da Variante Boa Vista - Guaianã. Até hoje as locomotivas, junto com o material elétrico para as 26 subestações, estão abandonados e guardados em caixas de papelão em um galpão de Araraquara. As 2 locomotivas fabricadas pela Alsthom foram as únicas a operar, estando hoje paradas em Sorocaba.
In the late 70's, 60% of the freight line was Fepasa Mairinque-Santos, Campinas, Ribeirao Preto Araguari, the old Mogiana Trunk Line, Extension Line of Campinas andSantos-Mairinque of Sorocaba. These lines were very old, and the late nineteenth andearly twentieth century, with many curves (some well-closed) and a slope. Only with the exception of sections Lagoa Branca - Tambaú Tambaú - Bento Quirino and Bento Quirino - Ribeirão Preto, which had already been rectified by Mogiana in 1959, 1971 and 1965,respectively.
Then in 1972 began the works for the new line, and even the modern day, with minimum radius curves of 900 meters and slope of only 1%. The stretch Santos - Boa Vista(Campinas) would be mixed gauge, meter gauge and the rest in, and all would beelectrified. The project included 26 electrical substations and 80 new electric locomotives, 70 to 10 and meter gauge to broad.
In 1973 the works were completed variant of Boa Vista - Guedes and in 1979, variants Guedes - Mato Seco, Boa Vista - Guiana and Junction - Amoroso Costa and improvements in the line of Catalonian (Uberaba - Araguari) and Mairinque - Santos . Also in 1979 came the first two electric locomotives, manufactured by Alsthom in France, and soon became known to "French." The other 68 would be assembled in Brazil by EMAQ.
For a number of problems, such as the failure of EMAQ, none of the 68 locomotives, whichcame unassembled from France, came to be mounted, as well as the entire electrification,with the exception of Boa Vista variant - Guiana. So far the locomotives, along with theelectrical equipment for the 26 substations, are abandoned and stored in cardboard boxesin a warehouse in Araraquara. The two locomotives were manufactured by Alsthom the only operators, but is now still in Sorocaba.
Locomotiva "Francesa".
Durante a Segunda Fase da Fepasa, muitos ramais foram fechados, dentre os quais o Ramal de Dourados, Linha do Rio Grande, Ramal de Guaxupé e Ramal de Itapira.
Mas a saga continua: em 1989, Orestes Quércia é eleito governador de São Paulo e tenta  melhorar a Fepasa, reativando trens de passageiros, dando início a Terceira Fase da Fepasa, queserá falado na próxima postagem...
During the Second Phase of Fepasa, many branches were closed, among them the GoldenExtension, Line Rio Grande, branch and branch Guaxupé Itapira.
But the saga continues: in 1989, Orestes Quercia is elected governor of São Paulo and tries to improve Fepasa, reactivating passenger trains, starting the Phase III, which will be spoken in the next post ...

Um comentário:

  1. Pintura "Coca Cola"? Essa eu não conhecia... Parabéns! Segue meu portal http://minasstrains.blogspot.com/

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