terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Fepasa - Ferrovias Paulistas S.A. Parte III - Terceira Parte e o Fim

Em 1989, Orestes Quércia é eleito governador de São Paulo e começa um grande programa para tentar melhorar a Fepasa e ampliar os serviços de trens de passageiros. Seus sucessores ainda continuam com o plano, mas ele não dá certo. Em 1998, a Fepasa é extinta e sua malha é incorporada à RFFSA - Rede Ferroviária Federal S.A., com o nome de Malha Paulista. Ainda em 1998, ela é privatizada e sua malha é entregue a Ferroban - Ferrovia Bandeirantes S.A.. Posteriormente, a Ferroban se junta com a Ferronorte e Novoeste e formam a Brasil Ferrovias S.A., que ficou até 2006, quando foi adquirida pela ALL - América Latina Logística. Hoje, toda a malha da ex-Fepasa pertence a ALL, com exceção do Corredor de Exportação, que pertence a FCA - Ferrovia Centro Atlântica. Todo o serviço de passageiros e a eletrificação (com exceção dos trechos da CPTM e a Cremalheira da MRS) foram extintos.
In 1989, Orestes Quercia is elected governor of Sao Paulo and get a great program to try to improve and expand services of Fepasa passenger trains. His successors still continue with the plan, but it does not work. In 1998, Fepasa is extinguished and the mesh is incorporated into the RFFSA - Federal Rail Network, with the name of Malha Paulista. Also in 1998, it is privatized and its network is delivered Ferroban - Railroad Bandeirantes S.A.. Later, Ferroban joins Ferronorte and Novoeste to form the Brasil Railways S.A., who stayed until 2006 when it was acquired by ALL - America Latina Logistica. Today, the whole fabric of the former Fepasa belongs to ALL, except the Export Corridor, which belongs to FCA - Centro Atlantica. All passenger service and electrification (with the exception of portions of the CPTM and rack railroad of MRS) have become extinct.

Terceira Fase (1989 - 1998)

A Terceira Fase da Fepasa inicia-se em 1989, quando Orestes Quércia é eleito governador. Uma nova identidade visual, agora com as cores do Estado de São Paulo, branco com faixas vermelhas e pretas, foi aplicada primeiramente nos carros de passageiros. Nas locomotivas passou a ser usada já nos anos 90, embora boa parte delas ainda tenham ficado com a pintura Fase II, vermelho e branco.
A "Nova Fepasa" começa com um grande evento com grande cobertura jornalística, a quebra do Recorde Ferroviário Brasileiro, em Maio de 1989. A V8 número 6386, tracionando o Expresso Noturno (São Paulo - Rio Claro), alcançou a velocidade de 164 km/h, superando o recorde de 19 anos antes, 160 km/h com a mesma locomotiva.
Em 1990, é inaugurado o Metrô de Campinas, utilizando 4 trens do antigo Pré-Metrô do Rio de Janeiro (atual linha 2), percorrendo a antiga linha da Sorocabana. O projeto previa que fosse construída uma outra linha através do leito da antiga Mogiana, mas isso nunca foi feito. 
No início dos anos 90, as locomotivas elétricas "Baratinhas" (1924) e "Baratonas" (1940) passam por uma grande modernização, assim como o Museu Ferroviário Barão de Mauá, passando-se a se chamar Museu da Companhia Paulista de Estradas de Ferro. Diversas locomotivas recém-desativadas foram preservadas lá, como a raríssima Alco PA-2, e algumas "Box" da Baldwin. No ano de 1994, é criada a CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, para administrar os trens de subúrbio de São Paulo. As antigas linhas Sul e Oeste da Fepasa, assim como o T.I.M. (trem de subúrbio entre Santos e São Vicente), são transferidos para a nova empresa. Também nesse ano é desativado o Metrô de Campinas, por conta da má localização das estações (principalmente da Central) e falta de integração com os ônibus.
The Third Phase of Fepasa begins in 1989, when Orestes Quercia is elected governor. A new visual identity, now with the colors of the State of Sao Paulo, white with red and black stripes, was first applied in passenger cars. In locomotives began to be used already in the 90s, although most of them have yet been painting with Phase II, red and white.
The "New Fepasa" begins with a great event with great coverage, breaking the BrazilianRailway Remember in May 1989. The number 6386 V8, pulling the Night Express (Sao Paulo - Rio Claro), reached a speed of 164 km / h, exceeding the record 19 years ago160 km / h with the same locomotive.
In 1990, it inaugurated the Metro Campinas, using four trains of the old Pre-Metro of Rio de Janeiro (now line 2), crossing the old line of Sorocaba. The project envisaged that another line was built through the bed of the former Mogiana, but this was never done.
In the early '90s, the electric locomotives "Baratinhas" (1924) and "Baratonas" (1940) go through a major upgrade, as well as the Baron of Maua Railway Museum, going to be called Companhia Paulista Museum. Several newly disabled locomotiveshave been preserved there, as the rare Alco PA-2, and some Baldwin "Box". In 1994, it created CPTM - Paulista Metropolitan Trains Company, to administer the commuter trainsof Sao Paulo. The old lines south and west of Fepasa, as well as TIM (suburban railway between Santos and São Vicente), are transferred to the new company. Also this year is off the Metro Campinas, due to the poor location of the stations (mainly Central) and lack of integration with the bus.
O Metrô de Campinas.
Em 1996, como forma de levantar o transporte de passageiros da Fepasa, foram criados os expressos Bandeirantes, Estrela D'Oeste, Ouro Verde e Expresso Azul, utilizando os carros de passageiros de inox, séries 500 e 800 na bitola métrica e série 1000 na larga, embora alguns série 500 tenham sido rebitolados. O Expresso Azul era um trem de luxo, composto por um Carro Bagagem, dois Dormitórios, três Poltrona e um Restaurante, além do Carro TV-Bar, que agora está sendo restaurado pela ABPF - Rio Claro (visite o blog parceiro clicando aqui).
A partir de 1997, começa a desativação dos trens de passageiros de Longo Percurso, começando com os trechos Campinas-Uberlândia, Santos-Embu Guaçu e Santos-Juquiá. Alguns dos trens criados no ano anterior também são extintos, como por exemplo o Estrela D'Oeste, que rodou apenas 20 vezes. É criado o último trem de passageiros do estado, o Bandeirante Apiaí.
Em 1998, como parte do Programa Nacional de Desestatização, a Fepasa é extinta e sua malha é repassada para a RFFSA, com o nome de Malha Paulista, e no mesmo ano, é privatizada. 
Trem da Fepasa em 1997.
In 1996, as a way to lift the carriage of passengers Fepasa, were created expressed Bandeirantes, Estrela D'Oeste, Green Gold and Blue Express, using stainless steel passenger cars, 500 series and 800 series of the meter gauge and  1000 series of large gauge
, although some 500 series have been converted. The Blue Express was a luxury train, consisting of one baggage car, two bedrooms, three Chair and Restaurant, beyond the TV-Car Bar, which is now being restored by ABPF - Rio Claro (visit the partner blog here).

Since 1997, begins the shutdown of passenger trains Long Trail, beginning with excerpts Uberlândia-Campinas, Santos, and Santos-Embu Guaçu Juquiá. Some trains created in the year are also extinguished, such as Western Star, which rotated only 20 times. It created the last passenger train in the state, the Bandeirante Apiaí.
In 1998, as part of the National Privatization Program, the Fepasa is extinguished and the mesh is passed to RFFSA, with the name of Malha Paulista, and the same year, is privatized.


Privatização

Locomotiva da ALL, sucessora da Fepasa e atual operadora de cargas em São Paulo.
A partir de novembro de 1998, a Ferroban passa a administrar a Fepasa, extinguindo imediatamente a tração elétrica. Os trechos pertencentes a ex-Sorocabana são repassados pela Ferroban para a ALL, concessionária da Malha Sul. A Ferroban começa o sucateamento da Fepasa, cortando várias locomotivas elétricas e carros de passageiros. Os antigos equipamentos elétricos das subestações são vendidos e estações são abandonadas. O símbolo dessa época é o incêndio da cabine de comando da Estação de Itirapina em 2001, que destruiu três vagões de madeira e deixou a cabine em ruínas. Nesse mesmo ano os últimos trens de passageiros do estado de São Paulo são extintos. Em 15 de Março, os expressos Campinas-Bauru e Itirapina-São José do Rio Preto fazem a viagem de volta e rodam pela últimas vez. Termina assim os trens de passageiros em São Paulo.
Em 2002, a Ferroban se une com a Novoeste (antiga Noroeste do Brasil) e a Ferronorte (Malha Norte) para formar a Brasil Ferrovias, que imediatamente repassa o trecho da antiga Mogiana para a FCA (antiga Leopoldina e linhas da Central em bitola métrica).
Em 2006, a Brasil Ferrovias é adquirida pela ALL, que passa a adiministrar toda a Malha Paulista, com exeção da ex-Mogiana, que ficou com a FCA, permanecendo assim até hoje. A CPTM continua responsável pelos subúrbios de São Paulo, e agora também pelos futuros trens de passageiros, que estão sendo estudados pelo governo do Estado.
Todas as "Baratinhas" e "Baratonas", assim como a Alco PA-2 (que teve sua restauração iniciada), junto com diversas outras locomotivas históricas, estão abandonadas no Museu da Companhia Paulista, que funciona nas antigas oficinas de Jundiaí. Os 4 trens do Metrô de Campinas estão também abandonados nas Oficinas de Rio Claro, mas agora tem grandes chances de serem restaurados através da ABPF - Rio Claro. As demais locomotivas e carros de passageiros, foram transferidos para o pátio de Triagem Paulista, onde realmente estão sofrendo uma "triagem", indo alguns para o corte. Termina assim a história da Fepasa - Ferrovias Paulistas S.A..
Incêndio em Itirapina, em 01 de Maio de 2001.

From November 1998, Ferroban shall administer Fepasa, immediately extinguishing electric traction. The portions belonging to ex-Sorocabana are passed by Ferroban for ALL, The Malha Sul operator. The Ferroban begins scrapping of Fepasa, cutting several electric locomotives and passenger cars. The former electrical substation are sold and stations are abandoned. The symbol of this time is the fire in the cockpit Itirapina Station in 2001, which destroyed three wooden cars and left the cabin in ruins. That same year the last passenger trains of the state of Sao Paulo are extinct. On 15 March, the and Bauru-Campinas and Itirapina-São José do Rio Preto make the trip back and run for the last time. Thus ends the passenger trains in Sao Paulo.

In 2002, Ferroban joins Novoeste (formerly Northwest Brazil) and Ferronorte (Malha Norte) to form the Brazil Railways, which immediately passes the stretch of old Mogiana for FCA (old Leopoldina and Central lines in metric gauge) .
In 2006, Brazil Railways is acquired by ALL, who spends all adiministrar Malha Paulista, with the former exeção Mogiana, who held the FCA and remained so until today. CPTM remains responsible for the suburbs of Sao Paulo, and now also for future passenger trains, which are being studied by the state government.
All "Baratinhas" and "Baratonas" as well as the Alco PA-2 (which had started its restoration), along with several other historic locomotives, are abandoned at the Museum of Companhia Paulista, who works in the old workshops Jundiaí. The four trains of the Metro Campinas Workshops are also abandoned in Rio Claro, but now is likely to be restored by ABPF - Rio Claro. The remaining locomotives and passenger cars were transferred to the courtyard Screening Paulista, where they really are suffering a "screening", some going to the court. Thus ends the history of Fepasa - Paulista SA Railways.


Fepasa - Ferrovias Paulistas S.A. - 1971-1998 

3 comentários:

  1. Grande FEPASA... Não cabe na cabeça de ninguém uma decisão como extinguir uma ferrovia tão util como essa

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  2. Amigos amantes do trem....tivemos sorte de ver uma ferrovia como a Fepasa....aposto com quem quiser que dificilmente veremos trens de longo percurso aki no Brasil.....Sou mto grato a Deus por ter nascido em 1987 e pude acompanhar um pco da Fepasa mesmo que tenha sido o fim dela....Viajei apenas 1 ves entre jundiai e tupã depois fiz o percurso inverso....com certeza foi a melhor viajem da minha vida...t+

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