Homenagem aos ferroviários, feita por Amanda Lopes.
Texto publicado na Revista Ferroviária:
Text published in Revista Ferroviária:
No dia 30 de abril comemora-se o Dia do Ferroviário no Brasil. Mas você sabe por quê? Em 30 de abril de 1854 foi inaugurada a primeira linha ferroviária do Brasil, a Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis ou como é conhecida hoje, Estrada de Ferro Mauá. A ferrovia foi construída pelo empreendedor brasileiro Irineu Evangelista de Sousa, que por conta deste feito ganhou o título de Barão de Mauá.
Desde então, as estradas de ferro e seus trabalhadores se tornaram muito importantes para o desenvolvimento do país. A história do Brasil, em diversos sentidos, caminhou sobre os trilhos dos trens, puxada pelas locomotivas. Por exemplo, a origem brasileira do futebol também veio das ferrovias. As duas primeiras bolas de futebol trazidas para o país foram utilizadas numa partida entre os funcionários da São Paulo Railway e os da Companhia de Gás. Os ferroviários ganharam por 4 a 2.
Na década de 1950, o trem era o principal meio de transporte entre as duas maiores cidades do país: São Paulo e o Rio de Janeiro. A ponte aérea só surgiria em 1959.
A bela história das ferrovias no Brasil teve uma estagnação a partir da vinda da indústria automobilística, mas nos últimos anos vem recuperando seu brilho com grandes projetos como o Trem de Alta Velocidade (TAV) Campinas-São Paulo- Rio de Janeiro, e os investimentos para a construção de mais 10 mil quilômetros de ferrovias pelo país.
É por conta de toda sua bela história que as ferrovias merecem lugar de destaque no passado, presente e futuro do país. A Revista Ferroviária parabeniza a todos que fizeram e que fazem parte dessa história.
A Baroneza, primeira locomotiva brasileira, hoje preservada em condições operacionais no Rio de Janeiro.
On April 30 marks the Day of the Railway in Brazil. But you know why? On April 30, 1854 was inaugurated the first railway line in Brazil, Imperial Steam Navigation Company and the Railroad Petrópolis or as it is known today, Railroad Maua. The railway was built by Brazilian entrepreneur Irenaeus Evangelista de Sousa, who on account of this feat earned the title of Baron of Maua.
Since then, the railroads and their workers have become very important for the development of the country. The history of Brazil, in several senses, he walked on the tracks of trains pulled by locomotives. For example, the origin of Brazilian football also came the railroads. The first two footballs brought into the country were used in a game between the officials of São Paulo Railway and the Gas Company. The railway won by 4-2.
In the 1950s, the train was the main means of transportation between the two largest cities: São Paulo and Rio de Janeiro. The airlift arise only in 1959.
A beautiful story of railways in Brazil had a stagnation of the arrival of the automobile industry, but in recent years has been regaining its luster with large projects like the High Speed Train (HST) Campinas-São Paulo-Rio de Janeiro, and investments for building over 10,000 km of railways in the country.
It is because of all your beautiful story that railroads deserve a prominent place in the past, present and future of the country. The Railway Magazine congratulates all who have and are part of this story.
A primeira locomotiva 100% Brasileira, construída pelo mestre João Bottene em 1933 na Usina Monte Alegre, e hoje preservada na E.F. Perus-Pirapora.
The first 100% Brazilian locomotive, built by engineer João Bottene in 1933 in Monte Alegre Plant, and now preserved in Perus-Pirapora Railway.
A No. 1, primeira locomotiva da Cia. Paulista de Estradas de Ferro, que foi nos anos 1950 considerada como a melhor ferrovia do mundo, hoje em Jundiaí.
The No. 1, the first locomotive of Cia. Paulista, which in 1950 was considered as the best railway in the world, today in Jundiaí.
Três ícones das ferrovias do Brasil em uma só foto: uma English Electric EE514 "Pimentinha" tracionando o Trem Azul (Trem R) da Cia. Paulista, na Estação da Luz, em São Paulo.
Three icons of railroads in Brazil in one photo: A Inglês Electric EE514 "Pimentinha" pulling the Blue Train (R Train) of Cia. Paulista in Luz Station, in Sao Paulo.
Estação da Luz, uma das mais famosas do mundo.
Luz Station, one of the world's most famous railway stations.
Trem da ABPF, a maior entidade de preservação ferroviária do mundo.
Train of ABPF, the largest provider of railway preservation of the world.
Nenhum comentário:
Postar um comentário