terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

R.V.P.S.C - Linha de São Francisco

Mapa das linhas da RVPSC em 1937.
A Linha de São Francisco teve o primeiro trecho entregue pela E. F. São Paulo-Rio Grande em 1906, ligando o Porto de São Francisco (hoje do Sul) a Joinville. Em 1910, a linha foi prolongada até Hansa (Corupá), em 1913 até Tres Barras, e finalmente em 1917 atinge Porto União da Vitória, de onde deveria continuar até atingir Foa do Iguaçu, Este último trecho jamais foi construído. A linha se entronca com o Tronco Sul em Mafra e com a antiga Itararé-Uruguai em Porto União da Vitória. O último trem de passageiros, na verdade uma litorina diária, passou pelo trecho entre Corupá e São Francisco do Sul em janeiro de 1991. O trem misto que servia à linha já não existia desde 1985. Depois disso, apenas alguns trens a vapor turísticos da ABPF têm percorrido a linha, principalmente na região de Rio Negrinho. O trecho entre Mafra e Porto União esteve durante anos abandonado, tendo sido recuperado durante o ano de 2004, mas continua com o tráfego muito escasso. Já o trecho entre Mafra e São Francisco tem grande movimento de cargueiros da concessionária ALL.
The Line of San Francisco had the first sentence delivered by E. F. Sao Paulo-Rio Grande in 1906, linking the Port of San Francisco (now South) to Joinville. In 1910, the line was extended to Hansa (Corupá) in 1913 to Tres Barras, and finally in 1917 reached Porto União da Vitória, where it should continue until Foa Iguaçu, This last stretch was never built. The line with the Core entronca South in Mafra and the former Itararé-Uruguay in Porto União da Vitória. The last passenger train, actually a litorina night, passed the stretch between Corupá and South San Francisco in January 1991. The mixed train that served the line has existed since 1985. After that, only some of the tourist steam trains have crossed the line ABPF,especially in the region the Rio Vermelho . The stretch between Mafra and Port Union was abandoned for years, having been recovered during the year 2004, but continues with very little traffic. But the stretch between Mafra and San Francisco has great movement of cargo concessionaire ALL.
ESTAÇÕES:

Estação Porto União da Vitória - começo da linha e...

Porto União da Vitória - entroncamento com a Linha Itararé-Uruguai
Lança
Poço Preto
Valões
São Paschoal
Felipe Schmidt
Paciência
Santa Leocádia
Paula Pereira
Taunay
Marcílio Dias - entroncamento com o Ramal de Canoinhas
Três Barras
Bugre
General Osório
Canivete
General Britto
Barracas
Mafra - entroncamento com o Ramal de Rio Negro e o Tronco Principal Sul
Cruz Lima
Tingui
Avencal
Rio Negrinho
Serra Alta
Rio Vermelho
Rio Natal
Oswaldo Amaral
Corupá
Nereu Ramos
Jaraguá do Sul
Guaramirim
João Pessoa
Joinville
Araguari
Linguado
São Francisco do Sul

... Estação São Francisco do Sul, fim da linha.

O último trem de passageiros da linha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário