terça-feira, 26 de abril de 2011

Locomotivas Cab Units no Brasil - EMD B12


Desenho e características da Locomotiva B12 da ferrovia ALL


A GMD B12 foi um modelo de locomotiva produzida pela Electro-Motive Diesel no Canadá, utilizando-se do motor a diesel EMD 567 para exportação na década de 50. Foram encaminhadas para a EFVM com truques do tipo "bloomberg", porém por apresentarem freqüentes trincas esses truques foram substituídos durante a década de 60 por truques do modelo "flexicoil" o mesmo das Série "G", e que se adaptou muito melhor as precárias condições ferroviárias nacionais da época. A EFVM comprou 9 e em julho de 1968 todas foram transferidas para a RFFSA 11ª Divisão e depois 13ª Divisão.
The GMD B12 was a model locomotive produced by Electro-MotiveDiesel in Canada, using the EMD 567 diesel engine for export inthe 50's. Were referred to EFVM with tricks like "bloomberg" but because they had frequent these tricks cracks were replaced during the 60 tricks by the model "flexicoil" the same as "G" Series, whichhas adapted much better to the poor National rail conditions at the time. EFVM bought 9 and in July 1968 all were transferred to RFFSA 11th Division 13th Division and later.
Esquemas de Pintura
EFVM

RFFSA Fase I
b12rffsa6001
b12rffsa6001-1a

ALL

Sobreviventes
No Brasil, ainda restam 3: uma em operação na ALL, uma no Museu do Trem de São Leopoldo e outra na ABPF-PR. São as 4098, 4099 e 4091:
In Brazil, there are still three: one operating in ALL, one at the Museum of Sao Leopoldo and another in ABPF-PR. Are 40984099 and 4091:
Ficheiro:EMD GM B12.jpg
4099 (6009)
Ficheiro:GMD B12 ALL 4098.jpg
4098 Pintura ``Melhores Empresas para se Trabalhar´´
Ficheiro:Loco B12 4098 ALL Curitiba Milton Ribeiro.jpg
4098

4091 (6001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário