Mapa da linha
O ramal de Caldas foi inaugurado em 1886, para trazer mercadorias da região de São João da Boa Vista e de Poços de Caldas (na época conhecida como Caldas), já em território mineiro. O ramal seguiu, entretanto, deficitário por muitos anos, chegando a ter, de tempos em tempos, seus trens de passageiros suspenso devido a isso. Porém, acabou por ser o único de todos os ramais da Mogiana que permanece ativo até hoje, por causa do transporte de minério de alumínio da estação de Bauxita, uma antes da de Poços de Caldas. Trens de passageiros circularam pela linha até fins de 1976, quando foram suprimidos. Até meados dos anos 90, um trem turístico ainda percorria em determinadas ocasiões o ramal, mas hoje nem ele existe. Os trilhos, entretanto, foram retirados no trecho terminal em Poços de Caldas.
The extension of Caldas was opened in 1886, to bring goods from the region of São João da Boa Vista and Poços de Caldas (then known as Caldas), as in Minas Gerais. The extension followed, however, a deficit for many years, to have, from time to time, its passenger trains suspended due to this. However, turned out to be the only one of all extensions of Mogiana remains active today, because of transportation of aluminum ore bauxite station, a station before Poços de Caldas. Passenger trains circulated through the line until late 1976 when they were suppressed. Until the mid-90, a tourist train has traveled on occasion the extension, but it exists even today. The rails, however, were removed on the terminal portion of Poços de Caldas.
Estação Aguaí, começo da linha e...
ESTAÇÕES:
Aguaí - entrocamento com a linha tronco da CMGirivá
São João da Boa Vista
Bairro Alegre
Águas da Prata
Tajá
Cascata
Bauxita
Poços de Caldas
... Estação Poços de Caldas, fim da linha.
Trem de Bauxita na Estação Bauxita.
Fonte: Estações Ferroviárias
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