terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Tramway do Guarujá Hoje - O que Sobrou

A história do tramway do Guarujá se confunde com a própria história da cidade. Construída em 1893 para levar a alta sociedade paulista para suas casas de veraneio recém-construídas na praia de Pitangueiras, no Guarujá, a linha da Cia. Balneária da Ilha de Santo Amaro ligava o porto de Santos, via balsa, até a estação inicial de Itapema, e daí seguia para a estação final, em Pitangueiras. A propriedade da linha mudou de mãos várias vezes, até se tornar estatal, em 1927. Em 1925, com a eletrificação da linha, bondes elétricos passaram a circular com as locomotivas a vapor. A linha seguiu funcionando ininterruptamente até a sua desativação, em 1956. Os bondes foram transferidos para a E. F. Campos de Jordão, onde trabalham até hoje, e uma de suas locomotivas está exposta na avenida Leomil, em Pitangueiras, no Guarujá.
Das estações, pontes, oficinas e etc., quase nada sobrou. Confira fotos do antes e do depois (atualmente):
The history of the Guarujá Tramway is intertwined with the history of the city. Built in 1893 to take the high society of São Paulo for their vacation homes in newly built Pitangueiras beach in Guaruja, the line of Cia Balneária the Island of Santo Amaro connected the port of Santos, via ferry station initial in Itapema, and then headed for the final season in Pitangueiras. The property line has changed hands several times until it became state in 1927. In 1925, with the electrification of the line, electric trams began to circulate with thesteam locomotives. The line running continuously followed until its deactivation in 1956. The trams were transferred to E. F. Campos do Jordão, where they work today, and one of its locomotives is shown in Leomil Avenue in Pitangueiras, Guarujá.
Stations, bridges, workshops and so on. Almost nothing left. Check out photos of before and after (today):
Estação Guarujá (1893-1935):
Estação Guarujá (1935-1956):
Parada Bento Pedro:
Estação Itapema:
Vale lembrar que o prédio da Estação Itapema ainda existe, é este prédio amarelo atrás das lojinhas, só que as plataformas do tramway já foram demolidas. Permanece sem muitas alterações, servindo de estação da barcas que vem de Santos até hoje, como em 1893.

Histórico da linha e fotos antigas: estacoesferroviarias.com.br .
Fotos atuais: Google Earth (Street View).

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